Enfim, os sindicatos e o Ministério de Educação entenderam-se quanto à importância de avaliar todos os professores segundo os mesmos parâmetros.
O BOM SENSO prevaleceu, o que vai ajudar a que as aulas, neste último período, decorram com a serenidade necessária à obtenção dos melhores resultados para os alunos.
Os parâmetros da avaliação do pessoal docente, este ano, resumem-se a quatro:
- ficha de auto-avaliação;
- a assiduidade;
- o cumprimento do serviço distribuído;
- a participação em acções de formação contínua, quando obrigatória.
No entanto convém salvaguardar que o entendimento da assiduidade e do cumprimento do serviço distribuído pode ser diferente de escola para escola. Como é entendido o acompanhamento dos alunos pelos professores numa visita de estudo, ou as aulas que não foram efectivamente dadas por imposição dos órgãos executivos quando encerram a escola nos dias de greve, ou como é analisada a contribuição dos professores com cargos comparativamente com os outros a quem não foram distribuídas tais tarefas? E os professores de Matemática e Português estarão na mira do ministério através dos exames nacionais?
Como avaliar com imparcialidade quando as regras não são claras e iguais para todos?
1 comentário:
Olá, Chico!
Já de saída, vim fazer uma brevíssima visita. Hoje gostava de ter partilhado contigo algumas ideias e conclusões, mas não deu. Há, realmente, tanta coisa que deveria ser diferente nisto tudo. Enfim... estou cansada e vou para casa. Cansada, mas não desanimada, entenda-se!
Beijinhos
Maria Sabichona
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