quarta-feira, dezembro 15

quinta-feira, dezembro 9

Acordo ortográfico em 2011/12

 
Através de uma resolução em Conselho de Ministros, o governo determina a aplicação do acordo ortográfico da língua portuguesa no sistema educativo,  no próximo ano lectivo. Foi adoptado o vocabulário ortográfico do português que está disponível no site www.portaldalinguaportuguesa.org.

segunda-feira, dezembro 6

Correcções pagas a docentes

 
Nunca o foram para os docentes do Básico.
Parece que o Ministério quer acabar com o pagamento da correcção das provas de exame no ensino secundário. O sindicato “Fenprof” deveria ser consistente e promover a igualdade do trabalho, para as mesmas  circunstâncias. Deveria ter colocado na ordem do dia, o pagamento da correcção das provas de exame não apenas no secundário mas em todos os graus de ensino. Não vejo qual a diferença. O horário docente é para cumprir em qualquer ano de escolaridade. A correcção das provas de exame é a meu ver um trabalho extraordinário, pois nem todos participam nessa actividade e merecem ser diferenciados positivamente, com um suplemento remuneratório ou com mais dias de férias, a título de exemplo.

domingo, dezembro 5

John Edward psychic

Acreditar ou não nesta dimensão que é possível comunicar com os "entes queridos" do além?

sexta-feira, dezembro 3

Redução dos corpos dirigentes dos Agrupamentos

 
A racionalização justifica a medida de reduzir o número de adjuntos do Director de um Agrupamento! Sim, para o Ministério. É sempre a mesma cantiga, o Ministério de Educação anda à deriva sem uma verdadeira politica educativa, tudo feito em cima do joelho, sem planeamento a longo prazo, com um único emblema, resolver situações pontuais. Quando, hoje, temos em cima da mesa a formação dos mega-agrupamentos, as escolas/agrupamentos vêem-se a braços com mais esta restrição. As “pessoas” com disponibilidade de horário para resolver problemas burocráticos, promover projectos, orientar e preparar documentos, esclarecer dúvidas a pais, colegas e funcionários vêem o seu número reduzir. Como é que se desdobraram? Será que terão oportunidade de estar juntos para trabalhar em conjunto!
Isabel-alçada



Será que esta Senhora também irá reduzir o número de secretários de estado e de assessores directos! Espero que tenha a mesma coerência para “arrumar a casa” caso contrário estaremos mais uma vez a ser conduzidos por um “demagogo”, no caso “demagoga”.






Só falta saber o que acontecerá à possibilidade de continuarem a existir ou não assessores do Director, para além do Ministério querer vir a mexer nas horas do crédito global.
Esta medida fará muitos potenciais Directores, que andam a tirar o mestrado em gestão e administração escolar, repensar prioridades. O trabalho aumenta para um menor retorno financeiro através do suplemento remuneratório que foi revisto à pouco tempo.
Só o tempo permitirá avaliar o alcance e as consequências destas medidas.
Aguardo com expectativa.