sexta-feira, setembro 28

Cópias ilegais ou simples partilha?


Mais uma queixa arquivada pelo Ministério Público. Desta feita a queixa apresentada contra dois mil internautas portugueses.
O MP considera que é lícito descarregar músicas e filmes na internet através de redes de partilha de ficheiros (P2P), desde que essa partilha não se destine a fins comerciais.

A Associação do Comércio Audiovisual de Obras Culturais (ACAPOR) apresentou a queixa contra pessoas que descarregavam cópias de produtos em redes de partilha de ficheiros em Portugal. 

Assim, o MP entende que do ponto de vista legal é lícita a realização pelos participantes na rede P2P para uso privado, ainda que se possa entender que efectuada a cópia, o utilizador não cessa a sua participação na partilha. 

O MP considera ser impossível investigar a distribuição e o "download" de cópias ilegais na internet através do número de IP. 

Esta "guerra" não vai acabar já na medida que a ACAPOR vai pedir a nulidade do inquérito que deu origem a esta decisão.


Google Drive - nova ferramenta

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Para quem utilizava o Google Docs a Google evoluiu para a dimensão DRIVE possibilitando ao utilizador continuar a  criar, partilhar e colaborar em documentos, folhas de cálculo e apresentações.


 


O acesso aos itens/ficheiros é mais rápido, acessível de qualquer lugar, e permite trabalhar com mais aplicações Web.






Com o Google Drive, todos os seus itens estão armazenados na nuvem, pelo que poderá aceder aos mesmos esteja onde estiver. O Google Drive para computador e aplicações para dispositivos móveis, é muito mais fácil carregar e sincronizar os ficheiros em todos os dispositivos. O Google Drive encontra-se disponível para Mac, PC, dispositivos Android, iPhone e iPad.

terça-feira, setembro 18

Plataforma Porto Editora

A editora porto editora desenvolveu uma plataforma para professores de acesso aos livros adoptados nos agrupamento de escola. Para isso, os professores devem ir à página, http://www.portoeditora.pt/ selecionando "Espaço Professor" e em seguida LOGIN.

Basta introduzir a seu email ou BI em username e a palavra-passe. Agora pode navegar pelos e-books adoptados e analisar outros materiais didáticos.

http://www.escolavirtual.pt/entrada

sábado, setembro 15

Estatuto do Aluno e Ética Escolar 2012

Este estatuto apresenta outras novidades que devem ser do conhecimento de qualquer pai interessado pelo percurso escolar do seu educando, para isso, poderá consultar o estatuto na íntegra aqui.

quarta-feira, setembro 12

Aprovação do Estatuto do Aluno e Ética escolar 2012

O Estatuto do Aluno, publicado em Diário da República, de 5 de setembro, que entra em vigor no ano letivo de 2012-13, introduz alterações que merecem a atenção de todos os pais e encarregados de educação. Isto porque prevê multas para os pais dos estudantes incumpridores, proíbe captação de imagens ou sons nas aulas e permite a transferência daqueles que agridam colegas ou professores.
Os alunos faltosos, tem que mudar este hábito caso contrário os seus pais passam a ser responsabilizados por esse comportamentos, podendo ser punidos com coimas que podem ir dos 13 aos 79 euros.
Quando reiteradamente os deveres de aluno não são cumpridos, a escola deve comunicar à comissão de proteção de crianças e jovens ou ao Ministério Público, mas também pode avançar com contraordenações punidas, com coimas de valor igual ao subsídio atribuído ao alunos do escalão B da ASE para aquisição de manuais escolares.
Assim, este estatuto confere obrigações aos encarregados de educação, tais como: a matrícula, frequência, assiduidade e pontualidade dos alunos, a comparência na escola sempre que os filhos atinjam metade do limite de faltas injustificadas ou em caso de audição obrigatória devido a procedimento disciplinar, mas também a realização pelos estudantes das medidas de recuperação definidas pela escola.
Sendo o regime de faltas muito importante, destaco o conteúdo do ponto 3 do 13º artigo do Estatuto:” 3 — O dever de assiduidade e pontualidade implica para o aluno a presença e a pontualidade na sala de aula e demais locais onde se desenvolva o trabalho escolar munido do material didático ou equipamento necessários, de acordo com as orientações dos professores, bem como uma atitude de empenho intelectual e comportamental adequada, em função da sua idade, ao processo de ensino.”
Atenção: este ponto explícita que é falta quando o aluno não traz o material necessário para a realização da aula. Esta é sempre nas escolas uma problemática recorrente nomeadamente nas aulas de educação física. As condições necessárias para se proceder à justificação das faltas serão regulamentadas em regulamento interno dos agrupamentos.
Este estatuto também estabelece no ponto 4 do artigo 43º quem se considera encarregado de educação. Assim, considera-se encarregado de educação quem tiver menores a residir consigo ou confiado aos seus cuidados:

a) Pelo exercício das responsabilidades parentais;
b) Por decisão judicial;
c) Pelo exercício de funções executivas na direção de instituições que tenham menores, a qualquer título, à sua responsabilidade;

d) Por mera autoridade de facto ou por delegação, devidamente comprovada, por parte de qualquer das entidades referidas nas alíneas anteriores.

No entanto, o estatuto nos pontos seguintes regula situações de divórcio ou de separação. Assim, na falta de acordo dos progenitores, o encarregado de educação será o progenitor com quem o menor ique a residir. Quando for estabelecida a residência alternada com cada um dos progenitores, deverão estes decidir, por acordo ou, na falta deste, por decisão judicial, sobre o exercício das funções de encarregado de educação.
O encarregado de educação pode ainda ser o pai ou a mãe que, por acordo expresso ou presumido entre ambos, é indicado para exercer essas funções, presumindo-se ainda, até qualquer indicação em contrário, que qualquer ato que pratica relativamente ao percurso escolar do filho é realizado por decisão conjunta do outro progenitor.

segunda-feira, setembro 10

Arranque do ano letivo

Início do ano lectivo a meio vapor, pois poucas foram as escolas que abriram portas hoje. Muitas aguardam pelo dia 14 para realizarem as receções aos alunos e iniciarem as atividades letivas. O fenómeno não é novo mas traz novidades:

  • muitos professores desconhecem o horário distribuído;
  • os tempos de aula mudaram, passam a 45 ou 50 minutos consoante o caso;
  • o número mínimo de alunos por turma aumentou;
  • as faltas dos alunos podem implicar multa aos encarregados de educação;
  • provas de exame nacionais de Português e Matemática no 6º Ano;
  • provas de exame no 4º ano;
  • novo programa curricular no 1º, 5º e 7º anos, na disciplina de Português;
  • redução no 2º Ciclo no tempo dedicado ao Estudo Acompanhado, desaparecendo no 3º Ciclo;
  • desaparecimento da Área de Projecto nos 2º e 3º Ciclos;
  • novos livros a bom preço para as editoras;


Menos professores por conta da agregação dos agrupamentos e das alterações geradas pelo aumento do número de alunos por turma e da reestruturação curricular.
O desemprego na classe docente disparou, aumentando a corrida aos centros de emprego. Enquanto isto, o ministro Nuno Crato avisa, lavando as mãos, que com a redução do número de estudantes esta redução da oferta de horário docentes, por indicação dos directores dos agrupamentos, levará à partida a menos contratações. As ilações decorrentes desta nova realidade, segundo Nuno Crato, ficam à consideração do pessoal docente!

sábado, setembro 8

Novas medidas de austeridade em 2013


Austeridade ufa!O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho resolveu o impasse do acórdão do Tribunal Constitucional a respeito da falta de equidade sobre a retirada de dois vencimentos aos funcionários públicos. Assim, o governo através do primeiro-ministro vêm dizer ao povo que vai haver uma redução da taxa social única (TSU) para 18% diminuindo deste modo as contribuições das empresas, o acréscimo da taxa de descontos para a Segurança Social para 18%, mais 7 pontos percentuais, para os trabalhadores do privado, mantém na prática 12 salários na função pública e os pensionistas e reformados continuam a perder os subsídios de férias e de Natal.
Ainda, houve uma menção do Pedro Passos a respeito dos rendimentos de capital e de riqueza, mas sem especificou o vai ser alterado.
Com base nestas noticias, o PS de Seguro já avisou que vai chumbar o próximo orçamento de estado tanto mais que este PS pede deste sempre a renegociação da divida e o alargamento temporal da mesma.

É sempre bom relembrar que há quem tenha muitos bens móveis e imóveis, sem apresentar declaração de IRS, vivendo melhor que a grande maioria. O povo quer é mais moralidade nas decisões e saber o que vai acontecer a estes indivíduos. Os empresários liberais não vão ser chamados a participar neste esforço coletivo. Será justo?
Os descontos na TSU visam permitir baixar a taxa de desemprego das empresas, resta saber se estas irão aproveitar esta folga orçamentar para esse efeito. Não havendo tanto rendimento líquido disponível na população ativa, com certeza que a procura interna vai diminuir. Estas medidas poderão ter o efeito contrário ao esperado.
Pessoalmente, importa pensar que quem recebe 1000 euros brutos vai passar a descontar mais 70 euros por mês, ficando com menos esse valor mensalmente, crescendo as suas dificuldades para garantir as suas despesas mensais, e que no fim do ano o estado embolsou 70*14=980 euros (corresponde a um vencimento).
Teremos que contar com mais manifestações e “mais” medidas, se estas não produzirem os efeitos necessários.

sexta-feira, setembro 7

O que é um audiograma? Como ler um audiograma.


O médico do meu filho de 3 anos propôs-nos a realização de um audiograma e um timpanograma para despistar problemas associados às dificuldades que este apresenta na fala. Enquanto estes exames não são realizados vamos consultar uma terapeuta da fala, para o ajudar a ultrapassar algumas dificuldades.
Por curiosidade andei a investigar sobre estes assuntos pelo que vou colocar aqui parte do que encontrei a respeito.
Um audiograma é um gráfico que mostra os sons mais suaves, que uma pessoa pode ouvir em tons diferentes ou freqüências. Um "O" é frequentemente usado para representar as respostas para a orelha direita e um "X" é utilizada para representar as respostas para a orelha esquerda. 

Um audiograma é ​​como uma imagem da audição do seu filho. O audiograma mostra o nível de som mais silencioso que a criança pode ouvir em cada frequência (pitch) em cada orelha.

Análise de um audiograma com as diferentes categorias de severidade da perda auditiva: 


  • Do outro lado da parte superior do gráfico, há um número 250-8000. Esses números (medida em Hz) representam as frequências (tons) do som apresentados durante o exame ao seu filho. Eles podem ser considerados como teclas de um piano que vão desde as notas graves (250 Hz) para as notas agudas (8000 Hz).
  • No lado esquerdo do gráfico, há um número de -10 a 110. Estes números (medido em dB) representa a intensidade (volume) do som apresentado.
 O seu fonoaudiólogo estará interessado em saber o quão alto o som tem que ser antes do seu filho responder, ie, o audiologista vai medir o som mais suave a criança pode ouvir. 
 
O que os símbolos no gráfico significam:

Os símbolos representam o mais silencioso nível de seu filho respondeu em cada frequência (pitch) durante o teste de audição.


  • Os “X”s são as respostas para a orelha esquerda.
  • Os “O”s são as respostas para a orelha direita.
  • Os “S”s são as respostas através dos alto-falantes (isto fornece informações sobre quão bem o seu filho ouve quando escuta com os dois ouvidos, ou sobre a orelha melhor audição, se os ouvidos não ouvem o mesmo.
Definição de audição normal:
O intervalo para a audição normal é definido como limiares auditivos de -10 a 15 dB em todas as frequências (0 a 20 dB ao testar os bebês através dos alto-falantes).


Categorias de perda auditiva por gravidade:
  • Ligeira perda auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 20 a 25 dB.
  • Leve perda auditiva é definida como limiares auditivos no dB entre 26 a 40.
  • Moderada perda auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 40-55 dB.
  • Moderadamente severa perda auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 56-70 dB.
  • Severa perda auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 71-90 dB.
  • Profunda perda auditiva é definida como limiares auditivos acima de 90 dB.
A maioria das crianças tem perda de audição em mais de uma categoria.
Ligeira perda de audição > Sensibilidade auditiva normal é definida como a audição em 15 dB ou melhor. Uma ligeira perda de audição é definido como ouvir sons que começam em torno de 20-25 dB. 


Este diagrama mostra a gama de audição normal e perda auditiva leve. Quanto mais longe no sentido da parte inferior do gráfico, o mais grave perda de audição. A poucos sons da fala também são plotados, indicando a freqüência aproximada (pitch) e intensidade (volume) de cada som. Estes sons da fala são representativos do discurso na intensidade média na proximidade e em um ambiente silencioso. sons da fala diferem em termos de frequência (pitch) e intensidade (volume). Vogal soa como 'a', 'e', 'i', 'o' e 'u', tendem a ser mais baixas em freqüência (pitch) e mais alto de intensidade. Consoantes como 's', 'p', 't', 'sh', 'k' e 'f' tendem a ser maiores em freqüência (pitch) e mais suave em intensidade. 
Quanta perda de audição do seu filho vai determinar como ele ou ela será capaz de ouvir o discurso de conversação normal.
Seu filho pode ter problemas como estes:
  • Seu filho pode ter dificuldade na escola, quando a sala de aula é barulhenta ou se ele ou ela não está sentado perto do professor.
  • Seu filho pode ficar cansado na escola a partir do aumento do esforço que é preciso para ouvir.
  • Seu filho pode responder inadequadamente se ele ou ela perdeu partes de uma conversa.

Algumas coisas que você pode fazer para ajudar o seu filho na sala de aula:

  • Você pode ter certeza de professor do seu filho sabe sobre a perda de seu filho audição.
  • Seu filho deve sentar-se perto de onde o professor, e onde tenha um bom contato visual.
  • Se o seu filho tem um ouvido que ouve melhor, que deve ser ouvido no lado mais próximo do professor.
  • Seu filho pode beneficiar de um campo de som ou sistema FM pessoal. Nestes sistemas, o professor usa um microfone que transmite tanto a um fone de ouvido usado por seu filho, ou a alto-falantes na sala de aula. Em ambos os casos, a voz do professor é amplificada de modo que seja mais facilmente ouvir acima do ruído de fundo da sala de aula.

Metas Curriculares aprovadas


Português, Matemeática ...Após o período de discussão dos documentos, que decorreu entre 28 de junho e 23 de julho, e o seu ajustamento em função de contributos variados formulados por professores, associações e outros cidadãos interessados dá-se por findo o trabalho referente à elaboração da Metas (ao abrigo do n.º 4 do artigo 8.º do Decreto -Lei n.º 137/2012, de 5 de julho).
Foram homologadas as Metas Curriculares das disciplinas de Português, de Matemática, de Tecnologias de Informação e Comunicação, de Educação Visual e de Educação Tecnológica do ensino básico, e passam a estar disponíveis, no Portal do Governo de Portugal, em http://www.portugal.gov.pt/pt.aspx, e na página da Direção-Geral da Educação, em http://www.dge.mec.pt/.

As Metas Curriculares constituem -se como orientações recomendadas para as disciplinas de Português, de Matemática, de Tecnologias de Informação, de Educação Visual e de Educação Tecnológica do currículo do ensino básico no ano letivo de 2012 -2013. Serão posteriormente tornadas vinculativas, devendo ser respeitadas na execução dos programas
em vigor.

quinta-feira, setembro 6

Como ajudar a reduzir o défice


Um país envelhecido não é solução, é preciso ter em conta os cidadãos em idade activa. Para isso, é preciso incentivar a natalidade, oferecendo apoio domiciliário às mães e abrir o serviço público de infantário e pré-escolar, gratuito ou comparticipado.

É preciso mudar mentalidades, incentivando quem quer ter filhos e dar apoio e garantias às futuras mães para constituírem famílias mais alargadas. É preciso pensar que as “mães” podem não querer ter mais do que um filho. É preciso trabalhar a favor da família. Mães, mais exigentes, requerem políticas estratégias diferentes.

Para evitar novas contratações para esses serviços, o estado poderia utilizar o pessoal excedentário da Educação e desempregados (de longa duração) para cumprir essa missão.
Não são necessários espaços 5 estrelas, para evitar despesismo, mas sim espaço condigno com as condições mínimas, tais como as antigas escolas abandonadas.
Fortalecer o currículo profissional e técnico nas ofertas dos agrupamentos de escolas, e motivar as novas gerações para o empreendedorismo.
Infelizmente, estas medidas levam o seu tempo a dar frutos, assim proporia melhorar o sentido democrático do país através de uma alteração da constituição, mais simplificada, onde fosse possível garantir a existência de uma constituição da república defendida por um Tribunal Constitucional, composta apenas por juízes de carreira, sem indicações ou filiações partidárias.
Existir uma lei que contemple o número máximo de ministérios e de quadros políticos associados (adjuntos, motoristas, secretárias, entre outros) a contratar por um governo.
Acabar com o abuso das empresas públicas municipais, cujos gestores, nunca poderiam ter vencimentos superiores aos dos respetivos presidentes de câmara, e estes deveriam ser liderados pelo eleito pelo povo. Aumentem os vencimentos dos políticos, mas acabem com os extras: das senhas de gasolina, cartões, despesas de representação, prémios por comparência em reuniões, motoristas e carros de serviço a granel. Quem está interessado em mudar de “emprego” (políticos, parlamentares) poderá aceitar essa oferta com base nas condições remuneratórias oferecidas, pesando os factores favoráveis e desfavoráveis, ie, tendo em atenção outros custos associados (de transporte, alojamento, por exemplo), tal como qualquer outro cidadão que mude de emprego, e que muitas vezes, implica uma alteração de residência.
A frota automóvel deveria ser partilhada, entre serviços públicos ou camarários, e deveria ser acertado um teto máximo de compra consoante a categoria dos serviços representados. O abate dessa viatura deveria estar regulado em quilometragem (mínimo de 300 mil Km) e/ou mais de 15 anos. A sua venda seria sempre em concurso público.
Para diminuir os diferenciais entre os vencimentos, depois de acordadas as percentagens de aumento de vencimento, o valor global seria dividido pelos cidadãos atingidos de modo que o aumento absoluto fosse igual para todos.
Se existe uma proporcionalidade de serviços, de funcionários, de políticos, por excesso em relação aos números de outros países mais desenvolvidos então teremos forçosamente de reduzir.
O maior prémio no cumprimento de um serviço é a remuneração dada, logo dever-se-ia acabar com as mordomias dos ex-Presidentes da República e de outros políticos.

Reduzir o número de deputados da Assembleia da República, das câmaras municipais, dos Institutos Públicos, das Fundações Públicas, das empresas Municipais
Se a participação é cívica nas instituições então deveriam acabar com as gratificações de comparência nas reuniões das Câmaras, das juntas de freguesia ou nas mesas de assembleia de voto.
Garantir e vigiar os funcionários, quer nas admissões, quer nas faltas por doença, quer nas presenças. Isto poderia ser assegurado com uma base de dados online, com alertas, que ajudaria a analisar situações recorrentes e melhoraria a atitude dos dirigentes.
Fazer o levantamento do património dos indivíduos que ocupam cargos políticos antes e após o término do mandato. Verificações de património, após o mandato, durante um mínimo de 10 anos.
Criar um núcleo jurídico, que hoje está espalhado pelo país, em diversos serviços, para apoio o governo e as instituições públicas a dar pareces jurídicos, sem influências. Não esquecer que o estado tem no seu quadro muitos juristas.
O ónus da prova nos casos de enriquecimento ilícito cabe ao indiciado a justificar o seu estatuto. Caso contrário, os seus “pertences” reverteriam a favor dos contribuintes.
Melhorar a justiça e os cancros que empatam a constituição de empresas, para já.
Muitas outras soluções poderiam ser acrescentadas, mas o que importa é a dimensão da moralidade das ações tomadas que permitiriam uma melhor colaboração e aceitação da população na execução das políticas aplicadas.