quinta-feira, novembro 22

Crowdfunding - Oportunidades

Crowdfunding, isto é financiamento público. 


A modalidade de Crowdfunding ou Crowd Funding é uma forma de investimento num projecto divulgado por pessoas individuais ou colectivas que pretendem angariar o patrocino de outras para esse mesmo projecto, geralmente através da rede de internet. Existem várias hipóteses disponíveis que vão desde o apoio a artistas, a campanhas, ao arranque de empresas, ao desenvolvimento de invenções, a projectos científicos, entre outras possibilidades.
Exemplo de um projeto.
http://ppl.com.pt/

domingo, novembro 18

WE Transfer - Serviço disponível




Quantas vezes me deparei com problemas a tentar enviar ficheiros pesados, com muitos MBytes, a conhecidos sem sucesso. Agora, encontrei o serviço WE TRANSFER, que é uma plataforma intermédia, gratuita, que possibilita esses envios de grande capacidade para o próprio ou para outros 20 destinatários. O acesso é facultado durante 15 dias. Aparece tem que fazer o upload dos ficheiros a disponibilizar para posteriormente alguém com a sua autorização fazer a descarga (download).


Obrigado HD Clone v.1.4


Este programa ajudou-me a mudar o disco rígido do meu portátil. Tinha um disco de 320GB que constantemente acusava problemas, sugerindo-me afazer um backup dos ficheiros e a sua alteração.
Para minimizar problemas de arranque e verificar a qualidade do disco coloquei a correr o programa HD Regenetor (tb. 5 estrelas) e assim consegui criar um CD de recovery do meu sistema vista. Após comprar o disco e depois de correr o recovery o novo disco não conseguia iniciar a configuração do Windows.
Descobri vários programas de cópia e optei pelo HD Clone para fazer a clonagem do disco rígido. Levou 4 horas mas para minha satisfação estava tudo operacional.
O download do HD Clone na versão gratuita está acessível na net e permite criar cópias integrais completas de discos rígidos, de um modo simples e acessível por isso estou aqui a recomendar a sua utilização.

sábado, novembro 17

Informação útil - Finanças


As Finanças (Autoridade Tributária Aduareira) andam a informar os contribuintes que a partir de 1 de janeiro próximo, podem beneficiar de uma dedução à coleta do IRS no montante correspondente a 5% do IVA pago em cada fatura, por qualquer membro do agregado familiar, com o limite global máximo de 250 Euros.

Para usufruir desse benefício, basta que exija a inclusão do seu número de identificação fiscal (NIF) nas faturas relativas às aquisições que efetuar. Os comerciantes são sempre obrigados a emitir faturas, mesmo nos casos em que o adquirente não as exija (com exceção dos comerciantes isentos de IVA).


Numa primeira fase encontram-se abrangidas apenas as prestações de serviços enquadradas nos seguintes setores de atividade:

  • Manutenção e reparação de veículos automóveis;
  • Manutenção e reparação de motociclos, de peças e acessórios;
  • Alojamento e similares;
  • Restauração e similares;
  • Atividades de salões de cabeleireiro e institutos de beleza.

O sistema funciona de forma muito simples. Se exigir a colocação do seu NIF nas faturas, a AT atribui automaticamente o benefício.
Quando exige fatura, a AT garante o controlo e a segurança de que o IVA que nela pagou será entregue ao Estado.
Esta é a única forma que pagarmos corretamente os impostos!. Quem hoje paga, pagará um pouco menos pois aqueles que "fogem" passam a pagar mais.
E esta eh!!