Este ano, através da inscrição do professor interessado em organizar os seus alunos em torno do Campeonato da Língua Portuguesa deveria ter efectuar o seu registo pessoal, até ao dia 31 de Janeiro de 2008. O problema da não inscrição poderá resultar da falta de informação, da falta de incentivo dos órgãos de gestão e/ou departamentos, da sobrecarga de serviço docente ou da eventual falta de vontade em querer participar.
Poucos alunos, seriam capazes de persuadir um professor a registar-se, pois forçariam a participação dos seus colegas. Assim, a iniciativa deve partir do professor, tanto mais que permite uma avaliação externa dos alunos.
“Tornar-se-ia mais fácil para estes jovens que fosse um professor a “forçar” essa participação”.
As Escolas têm à sua disposição diversas iniciativas nacionais, à semelhança desta, que poderão complementar e enriquecer os seus planos anuais de actividades. Os alunos e os respectivos encarregados de educação devem manifestar, junto dos professores e dos órgãos de gestão, a relevância da Escola se inscrever nestes concursos. Mais informações, clique aqui.
1 comentário:
Olá, Chico!
Concordo que os professores, principalmente os de Língua Portuguesa, deveriam incentivar (leia-se, ter incentivado) os seus alunos a participarem. Eu própria deixei passar este concurso... e eu que adoro concursos! Por que é que deixei passar? Bem, talvez porque hoje em dia nas escolas há tanto a fazer que uma pessoa não se consegue lembrar de tudo (leia-se, do que provavelmente é mais importante). Andamos (pre)ocupados com tanta coisa (que nem vale a pena referir o quê, pois toda a gente sabe), que deixamos passar as coisas que realmente nos agradam e que agradariam, decerto, a muitos dos nossos alunos. É o que temos, infelizmente...
No próximo ano vou estar mais atenta, prometo!
Inté!
Maria Sabichona
Enviar um comentário