A micro produção está a chegar aos hábitos dos portugueses que já perceberam que os painéis fotovoltaicos podem ser a opção ideal para poupar e ganhar dinheiro de rentabilidade sempre segura. Sol não falta, logo o potencial é imenso.
A possibilidade de produzir energia (em pequena escala) e depois vendê-la à rede elétrica torna-se apetecível num país como Portugal. A Home Energy, empresa do grupo EDP, está encarece de ajudar os particulares nessa pretensão de produzir energia.
A micro produção é um processo simples apoiado em legislação e que permite que qualquer pessoa que tenha um contrato de energia com a EDP possa também ela passar a produzir energia.
A receita é bastante significativa ao final do mês". Por regra, a micro produção é feita com 20 painéis, um investimento de 15 mil euros.
"Estamos a falar de um capital investido sem risco, com retorno dentro de seis ou sete anos e com uma rentabilidade média na ordem dos 2500 euros.
Os painéis tem uma durabilidade de 25 anos, o que significa uma rentabilidade na ordem dos 16%". A instalação demora entre dois a três dias, pode ser feita nos telhados, em coberturas ou no solo e implica cuidados simples como a inclinação e a orientação solar dos painéis.
Ao assinar um contrato com a Home Energy, o micro produtor garante a manutenção dos painéis e a monitorização dos consumos. Os equipamentos - tecnologia nacional com o selo da Martifer - têm a garantia de 10 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário