O médico do meu filho de 3 anos propôs-nos a
realização de um audiograma e um timpanograma para despistar problemas
associados às dificuldades que este apresenta na fala. Enquanto estes exames
não são realizados vamos consultar uma terapeuta da fala, para o ajudar a
ultrapassar algumas dificuldades.
Por curiosidade andei a investigar sobre estes
assuntos pelo que vou colocar aqui parte do que encontrei a respeito.
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Um audiograma é um
gráfico que mostra os sons mais suaves, que uma pessoa pode ouvir em tons
diferentes ou freqüências. Um "O" é frequentemente usado para representar
as respostas para a orelha direita e um "X" é utilizada para
representar as respostas para a orelha esquerda.
Um audiograma é como uma imagem da
audição do seu filho. O audiograma mostra o nível de som mais silencioso que
a criança pode ouvir em cada frequência (pitch) em cada orelha.
Análise de um audiograma com as
diferentes categorias de severidade da perda auditiva:
- Do outro lado da parte superior do gráfico, há um número 250-8000. Esses
números (medida em Hz) representam as frequências (tons) do som apresentados
durante o exame ao seu filho. Eles podem ser considerados como teclas
de um piano que vão desde as notas graves (250 Hz) para as notas agudas
(8000 Hz).
- No lado esquerdo do gráfico, há um número de -10 a 110. Estes
números (medido em dB) representa a intensidade (volume) do som
apresentado.
O seu fonoaudiólogo estará interessado em
saber o quão alto o som tem que ser antes do seu filho responder, ie, o
audiologista vai medir o som mais suave a criança pode ouvir.
O que os símbolos no gráfico significam:
Os símbolos representam
o mais silencioso nível de seu filho respondeu em cada frequência (pitch)
durante o teste de audição.
- Os “X”s são as respostas para a orelha esquerda.
- Os “O”s são as respostas para a orelha direita.
- Os “S”s são as respostas através dos alto-falantes (isto fornece informações sobre quão bem o seu filho ouve quando escuta com os dois ouvidos, ou sobre a orelha melhor audição, se os ouvidos não ouvem o mesmo.
Definição de audição normal:
O intervalo para a
audição normal é definido como limiares auditivos de -10 a 15 dB em todas as
frequências (0 a 20 dB ao testar os bebês através dos alto-falantes).
Categorias de perda auditiva por gravidade:
- Ligeira perda
auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 20 a 25 dB.
- Leve perda
auditiva é definida como limiares auditivos no dB entre 26 a 40.
- Moderada perda
auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 40-55 dB.
- Moderadamente severa perda
auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 56-70 dB.
- Severa perda
auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 71-90 dB.
- Profunda perda
auditiva é definida como limiares auditivos acima de 90 dB.
A maioria das crianças tem perda de
audição em mais de uma categoria.
Ligeira
perda de audição > Sensibilidade auditiva normal é definida como a audição
em 15 dB ou melhor. Uma ligeira
perda de audição é definido como ouvir sons que começam em torno de 20-25 dB.
Este
diagrama mostra a gama de audição normal e perda auditiva leve. Quanto mais longe no sentido da parte
inferior do gráfico, o mais grave perda de audição. A poucos sons da fala também são
plotados, indicando a freqüência aproximada (pitch) e intensidade (volume) de
cada som. Estes sons da fala são
representativos do discurso na intensidade média na proximidade e em um
ambiente silencioso. sons da fala
diferem em termos de frequência (pitch) e intensidade (volume). Vogal soa como 'a', 'e', 'i', 'o' e
'u', tendem a ser mais baixas em freqüência (pitch) e mais alto de intensidade. Consoantes como 's', 'p', 't', 'sh',
'k' e 'f' tendem a ser maiores em freqüência (pitch) e mais suave em
intensidade.
Quanta
perda de audição do seu filho vai determinar como ele ou ela será capaz de
ouvir o discurso de conversação normal.
Seu filho pode ter
problemas como estes:
- Seu filho pode ter dificuldade na escola, quando a
sala de aula é barulhenta ou se ele ou ela não está sentado perto do
professor.
- Seu filho pode ficar cansado na escola a partir do
aumento do esforço que é preciso para ouvir.
- Seu filho pode responder inadequadamente se ele ou
ela perdeu partes de uma conversa.
Algumas coisas que você
pode fazer para ajudar o seu filho na sala de aula:
- Você pode ter certeza de professor do seu filho sabe
sobre a perda de seu filho audição.
- Seu filho deve sentar-se perto de onde o professor,
e onde tenha um bom contato visual.
- Se o seu filho tem um ouvido que ouve melhor, que
deve ser ouvido no lado mais próximo do professor.
- Seu filho pode beneficiar de um campo de som ou sistema FM pessoal. Nestes sistemas, o professor usa um microfone que transmite tanto a um fone de ouvido usado por seu filho, ou a alto-falantes na sala de aula. Em ambos os casos, a voz do professor é amplificada de modo que seja mais facilmente ouvir acima do ruído de fundo da sala de aula.
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