quinta-feira, janeiro 10

Despejos mais fáceis no balcão do arrendamento


Amanhã entra em funcionamento o balcão do arrendamento (BCA integrado na Direcção-Geral da Administração da Justiça) , que visa acelerar os processos de despejo de inquilinos. No entanto, é necessário aguardar pelas publicação de algumas portarias que vão estabelecer as regras de funcionamento. Este balcão vai funcionar de forma electrónica e estabelece um paralelo com a nova lei de rendas, constante na Lei nº 31/2012, de 12 de novembro.
Esta medida preconiza retirar dos tribunais os processos de despejo em curso, permitindo a criação de um processo especial de forma a permitir a rápida recolocação do local arrendado no mercado de arrendamento.

Este procedimento especial de despejo aplica-se à cessação do contrato por revogação, por caducidade pelo decurso do prazo, por oposição à renovação e por denúncia livre pelo senhorio, por denúncia para habitação do senhorio ou filhos ou para obras profundas, por denúncia pelo arrendatário.
Também permite a resolução do contrato de arrendamento por não pagamento de renda por mais de dois meses ou por oposição pelo arrendatário à realização de obras coercivas.
Este balcão vai disponibilizar o título ao agente de execução, notário ou oficial de justiça e notifica o requerente da constituição do título.

Sem comentários: