domingo, junho 17

A Informatização dos Serviços Administrativos e a sua Avaliação

Nas Escolas Básicas e Secundárias existem contratos de assistência ao software de suporte para o tratamento de dados relativos aos alunos, funcionários e equipamentos. Podem, inclusive, ter contratos de assistência com empresas informáticas para apoio na manutenção dos equipamentos e das redes existentes.
As Escolas possibilitam anualmente formação, a uma parte dos seus funcionários, fornecida por essas empresas. Esse é um ponto forte para melhorar os conhecimentos dos funcionários e consequentemente possibilitar uma melhoria do seu desempenho.
Os serviços administrativos de uma Escola estão organizados de acordo com o seu chefe e o respectivo órgão de gestão. Nos serviços de Administração Escolar, vulgo secretaria podem coexistir dois tipos de funcionários, os assistentes administrativos e os técnicos profissionais dos serviços de acção social.
A qualidade dos serviços só pode ser feita através de uma atenta observação, pois facilmente as aparências iludem. Os comportamentos podem ser condicionados pela presença de um adulto estranho ou de um elemento do órgão de gestão. Através da análise do trabalho diário e pela verdadeira análise dos dados inseridos nos programas informáticos poder-se-á constatar se o trabalho está a ser devidamente executado e se o tempo de execução é o adequado.

Sugiro aos decisores do Ministério de Educação, que ponderem na construção de novos estabelecimentos de ensino pela integração dos gabinetes do Órgão de Gestão de modo adjacente, separados por vidro, aos espaços relativos aos serviços administrativos. Os Gabinetes do Órgão de Gestão deveriam ter duas entradas, sendo uma delas para os Serviços Administrativos.
Este é um procedimento construtivo comum em qualquer dependência bancária. Qual será a real motivação para esse facto?

Se os avaliadores dos assistentes administrativos e os técnicos profissionais são também os elementos do órgão de gestão então estes deveriam ter acesso directo a uma observação privilegiada do comportamento diário destes funcionários para além do próprio Chefe dos Serviços Administrativos.

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