sábado, junho 9

Segurança Nocturna das Escolas

Todo o cuidado é pouco! Hoje, Coexistem guardas-nocturnos e elementos passivos de segurança – alarmes em algumas Escolas.
Podem existir um ou dois funcionários numa Escola a desempenhar essas funções. O quadro referente a esta categoria de funcionários será extinto assim que o seu lugar vagar. Neste caso defendo que estes funcionários deveriam ser reconvertidos para desempenhar funções de manutenção ou de auxiliares de educação com atribuições distintas a definir pelos órgãos executivos na medida em que maioritariamente são homens.
As Escolas com guardas-nocturnos também são assaltadas e a dúvida existe. Onde estava o guarda nesse momento? Lembro que no período da noite ninguém vigia a sua presença a não ser que exista um controlo mecânico para o efeito. E será que funciona?
A aposta passa por instalar dispositivos de alarme (com ligação directa à Polícia) ou em rondas por empresas de segurança. Bastariam os alarmes se as polícias fossem colaboradoras efectivas num processo de rondas. O alarme ao ser accionado no estabelecimento seria automaticamente detectado na esquadra. Simultaneamente, a polícia contacta os responsáveis da gestão da escola e desloca-se para a mesma, entra e verifica a existência ou não de intrusos.
O conceito de “falso alarme” não pode existir, caso contrário o assaltante acaba por ser bem sucedido na sua pretensão.

Sem comentários: