sexta-feira, junho 22

Senhor Encarregado de Educação informe-se!

Existem escolas que possuem acordos com a empresa J.P.M&Abreu. Esta empresa de desenvolve software para gestão e administração escolar. Assim, muitas escolas do país já utilizam à muitos anos as suas aplicações informáticas: Alunos, Oficiar, Sase, Poce, Contab entre outras. À uns anos atrás, criaram a aplicação GIAE – Gestão Integrada de Administração Escolar que permite uma gestão em articulação com as restantes aplicações. Esta aplicação é que permite a gestão de controlos de entrada na escola e é visível a sua funcionalidade pois os cartões de aluno são magnéticos.
Os alunos têm que efectuar o seu registo na entrada no estabelecimento de ensino para puder aceder aos serviços de bufete, papelaria, reprografia e refeitório. Os pagamentos são feitos através destes cartões após o seu carregamento (funciona à semelhaça de um cartão Multibanco).
Na perspectiva das Escolas este software permite uma gestão facilitada de stocks de produtos, controlo interno de consumos e utilização de equipamento (reprografia, audiovisuais, etc). Este sistema permite ainda a venda de senhas e controlo de acesso ao refeitório, incluindo a gestão de alunos subsidiados, o controlo de assiduidade de pessoal docente e não docente. Possibilita ainda a elaboração de sumários electrónicos com possibilidade de ligação directa ao programa Alunos.Este software informático pode alterar as metodologias de trabalho, permitindo processos de gestão mais automatizados bem como garantir níveis de segurança e eficácia no funcionamento dos diversos sectores da escola ou agrupamento de escolas.
Claro está que o seu bom uso depende do grau de conhecimento, exigência e de objectivos delineados pelo Conselho Executivo.Este programa informático GIAE contém um módulo de consulta online (Internet) para pais e/ou encarregados de educação com acesso condicionado por password individual. Deste modo os pais e encarregados de educação têm acesso a informações gerais (constituição da turma, horário da turma, professores da turma, classificações das disciplinas nos finais de período, assiduidade, saldos dos cartões, extracto de movimentos de consumos do bufete e refeitório e
mensagens. As Actualizações de dados são diárias.

Verifique se nas escolas onde estão inscritos os seus filhos este módulo está activo pois ajudar-vos-á a melhorar a vigilância sobre os mesmos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro chicoesperto,
Antes de mais gostaria de te dizer que é um prazer "postar" no teu Blog... Até porque muitas das tuas ideias/visões sobre o ensino e o que se passa nas escolas são partilhadas por mim!
Como tenho reparado o teu blog é generalista e prende-se, fundamentalmente, com as ideias soltas que pairam na cabeça do autor, é sempre bom encontrar alguém com ideias similares às nossas, logo penso que deves continuar a expô-las pois ainda vamos ter muito para discutir... Continuando com o comentário ao teu "post", gostaria de te dizer que em minha opinião o principal problema da maioria dos pais/encarregados de educação é não se importarem verdadeiramente com os seus educandos, por isso, não reivindicam tanto quanto devem e podem junto dos locais de poder e de decisão nas escolas... Há escolas em que a actividade da associação de pais não passa de uma mera informalidade, com presença activa unicamente na altura dos beveretes escolares (festas de natal, por exemplo!)...
Enquanto os pais não se mentalizarem que têm que reivindicar com persistência nada feito! Continua...