terça-feira, junho 12

A Senhora Ministra não gosta de ser contestada!

A Senhora Ministra da Educação sofreu críticas da Associação de Professores de Matemática (APM) relativamente aos exames nacionais do 9ºano durante uma reunião de balanço do Plano da Matemática, em 22 de Maio.
Durante essa reunião a ministra terá mencionado que: “pela primeira o país associa os resultados não apenas à «performance» dos alunos, mas também ao trabalho das escolas e dos professores, para o melhor e para o pior”.
Em reacção a APM na voz da sua presidente referiu que criticou essa análise atendendo à «ausência de sentido pedagógico» e à «leitura muito simplista e redutora do que é esse trabalho e a educação».
Posteriormente, a APM terá sido convidada a deixar a Comissão de Acompanhamento do Plano da Matemática. "Que tristeza!"

Os professores de Língua Portuguesa e de Matemática estão “fritos” caso fiquem de braços cruzados uma vez que estão a ser postos em causa.
A Senhora Ministra deveria ponderar bem, pois grande parte dos problemas na Educação tem origem superior, isto é, é preciso não branquear resultados, dificultando a passagem efectiva de anos impedindo que os alunos transitem de ano com níveis negativos.
Deixo esta reflexão: o que poderá fazer um professor que ministre aulas no 9ºano de Língua Portuguesa ou Matemática, a um aluno que sistematicamente obteve nível inferior a três durante anos? Quantos alunos chegam a transitar de ano com 3 “negativas”? Cidadãos de Portugal quereís resultados reais ou resultados para fins estatísticos?

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