quinta-feira, julho 12

Aproximadamente 73% dos alunos tiveram resultados negativos no Exame de Matemática do 9ºAno

“Três em cada quatro alunos do 9ºAno tiveram negativa a Matemática" in Publico.
O Ministério da Educação abriu a estação da caça, às soluções e justificações, para os maus resultados dos alunos do 9ºano no exame de Matemática.
O Plano da Matemática ainda está no estado embrionário e poder-se-á cair na tentação de culpabilizar os professores pelos resultados. Pois bem, vejo que o ministério vai dar continuidade a este plano e que se propõe a melhorar a formação dos professores e o equipamento tecnológico das escolas. Também, irá investir na produção de instrumentos de avaliação.

De um modo geral, entre dentes os professores, de matemática e de outras disciplinas, consideram que as alterações que o ministério deveria adoptar, para a obtenção de uma melhoria efectiva dos alunos, passariam pela redução do número de alunos por turma e por uma maior responsabilização dos alunos pelo seu aproveitamento restringido o número de disciplinas nas quais podem obter níveis de inferiores de 3 para transitar de ano.
Parem com a máxima: “Deixemos os alunos transitar de ano, mesmo sem saber!”

Outra forma de o ministério conseguir uma verdadeira reviravolta nos resultados será através da diminuição do grau de exigência dos problemas colocados nos exames. Esta via só depende de si pois os responsáveis pela sua elaboração dos exames são seus assalariados.

No ano transacto foram tomadas providências, mas não basta apenas lançar programas para as Escolas é preciso também saber como estes estão a ser operacionalizados no terreno. O gráfico apresentado representa os resultados relativos a 2006 e 2007. Da sua observação verifica-se que os resultados são piores em 2007.

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