sexta-feira, julho 20

Telemóveis nas Escolas

Os Ministros da Educação de diversos países estão a tomar medidas no sentido de proibir o uso de telemóveis por parte dos estudantes em ambiente escolar. Devemos seguir o exemplo da Grécia, Itália e do Reino Unido.


Ao contrário do que os pais pensam os telemóveis não servem apenas para receber as suas chamadas, servem igualmente para transmitir mensagens durante as aulas, filmar os colegas ou o ambiente da sala de aula ou cenas nos balneários do ginásio. Outro facto a ter em conta é o aumento da insegurança pessoal. O telemóvel é um risco acrescido para o estudante portador do telemóvel pois pode sofrer um assalto (existem casos de bullying).
À semelhança da proibição necessária do uso do telemóvel pelos estudantes, esta também deveria ser aplicada aos professores durante o horário de trabalho.
Numa Escola espera-se que os alunos estejam concentrados nas actividades propostas pelos professores mas o telemóvel prejudica essa atenção.

1 comentário:

Anónimo disse...

sei que é do seu interesse que haja silêncio absoluto nas aulas. Porém, é na adolescencia que cada um cria a sua própria personalidade, é quando cada um decide o que vai fazer da sua vida. Se decide tornar-se trolha ou médico, a escolha é dele. A escolaridade não deveria ser obrigatória a partir do 9º ano por essse mesmo motivo. Não somos todos iguais. Não precisamos de alguem a dizer nos o que fazer da vida. Isso é uma questão de índole pessoal.

Qual é o seu problema com os SMS na aula? faça o que lhe compete: ensine. Aqueles que desejarem aprender. Os outros, enquanto estiverem aos SMS e não a perturbarem a aula, estão muito bem. Como já disse, a escolha é deles.
Não ensina crianças, lembre-se disso.
(e meta-se na sua vida, não se arme em def)