sexta-feira, setembro 14

Consulta On-line para Pais está indisponível?

Não fiquem parados e solicitem à direcção da Escola dos vossos filhos que activem o módulo de consulta on-line do GIAE.

Mais, requeiram as password de acesso ao Giae On-line, nos Serviços Administrativos ou junto do Director de Turma.

Razões: a Escola/Agrupamento onde o seu filho está matriculado não se interessa por simplificar processos ou está a mostrar que têm algo a esconder. Talvez não queira mostrar a ineficiência que existe administrativamente na gestão de recursos e na distribuição de serviço.

Exemplifico, é necessário introduzir (e coordenar posteriormente as alterações) dos horários dos professores para que o horário dos alunos seja composto/constituído e esteja acessível on-line. Se esta parte não estiver feita, de nada serve solicitar a restrição de saída durante o período de almoço pois o programa não reage. Mais, não é possível conhecer o nome dos professores de cada disciplina.
- É possível consultar os dados pessoais do seu educando e verificar se os mesmos contêm algum erro ou se não foram actualizados.
- Evita a deslocação à Escola para saber os resultados finais de período do seu filho(a).
- Consegue consultar semanalmente as faltas do seu educando e seguir o trabalho do Director de Turma (D.T.) no que se refere à marcação nas faltas e motivo associado. Pode certificar-se que o D.T. aceitou a sua justificação de falta.
- Quer saber as ementas da semana, basta consultar.
- Não sabe se o seu filho o anda a enganar a respeito dos gastos na Escola. Pode verificar se o dinheiro que entregou foi depositado (ou carregado) no cartão. Pode inclusive saber qual o gasto diário no bufete e no refeitório.
Uma tão boa ferramenta de apoio aos Pais e Encarregados de Educação que deverá estar implementada em toda a sua plenitude.

Os Encarregados de Educação deverão exigir que as Escolas que tenham este software, GIAE, activo. O Módulo de Consulta ON-LINE (Internet) disponível para toda a comunidade escolar com acesso condicionado por password individual. Deste modo os pais e enc. de educação têm acesso a informações gerais, classificações, assiduidade, saldos, extracto de movimentos, mensagens, tempo de serviço, convocatórias, entre muitas outras funcionalidades a respeito dos seus educando evitando deslocações desnecessárias à Escola e actualizadas diariamente.
Por fim, a Escola solicita por vezes pareceres a alguns Encarregados de Educação a respeito da Escola. Assim, poderão avaliar melhor a Escola pois caso os campos não estejam acessíveis significará que a Escola porventura não estará a trabalhar bem.

Sem comentários: