quinta-feira, setembro 27

Quadros Interactivos nas Escolas

O Ministério da Educação publicitou em diversos meios de comunicação que iria este ano lectivo de 2007/08 equipar as escolas com quadros interactivos. Chegaram finalmente, a 26 de Setembro de 2007, após o início das aulas.
Parece-me que passamos da ficção à constatação. É mesmo verdade! O Ministério mandou colocar em diversas Escolas, dois ou mais quadros, deste tipo. Agora falta que as Escolas comecem a trabalhar nos mesmos. Neste momento, apenas alguns professores se perceberam da sua instalação, mas aguardam instruções de funcionamento ou de formação específica para o efeito. Falta saber se as Escolas serão equipadas ou não com os acessórios facilitadores das boas práticas lectivas porque se assim não for, lá vamos nós noutra vez funcionar apenas com os autodidactas. As Escolas mais antigas deparam-se com diversos problemas nas salas de aulas, de iluminação, os reflexos da luz solar, posicionamento das mesas, entre outros.Esta situação permitirá às Escolas repensar a organização das salas de aulas. Poder-se-ão substituir os actuais quadros a giz por este novo interactivo ou enquadrar o quadro interactivo em conjunto com os actuais. Cabe em primeiro instância aos órgãos de gestão fazer essa reflexão e aos outros órgãos pedagógicos.
Para mim, parece-me razoável que as Escolas deverão repensar a organização das salas de aulas, tendo em linha de conta o ângulo de visão/posicional dos alunos na sala de aula. Também, é necessário decidir a qual dos quadros será dada prioridade de localização e de uso, bem como, criarem-se meios facilitadores que induzam com a maior rapidez possível à sua utilização pelos professores que leccionam nessas salas de aula.

Para mais informações a respeito deste equipamento, favor consultar a respectiva página da firma InterWrite(clique aqui).

Sem comentários: