sábado, novembro 17

CLUBE “GENTE SEM CIGARROS”


Tive conhecimento através de alguns alunos do 6ºAno de uma Escola Básica 2,3 de Quarteira do projecto do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, coordenado por Albina Dias (psicóloga), designado de Clube “Gente sem Cigarros”. Estes alunos e os seus colegas do 6ºAno estão a levar a cabo uma campanha de angariação de sócios para o Clube.
Os alunos que me contactaram mostraram-se bastante confiantes no seu objectivo e são verdadeiramente capazes de contra-argumentar perante uma recusa, bem como, sabem explicar os malefícios associados ao consumo de cigarros.
É sempre bom ver jovens de tenra idade defender bons costumes.

Quais os objectivos e estratégias do clube?
A Prevenção do tabagismo e do cancro em geral. A estratégia de actuação centra-se na motivação dos jovens a aderirem a estilos de vida saudáveis e a recusarem hábitos prejudiciais para a saúde e para o ambiente, valorizando, cada sócio, como ”Pessoa” capaz de tomar decisões fundamentadas e construtivas para lidar com todos os desafios da sua vida.
O Clube "Gente sem cigarros" começou a funcionar plenamente em Outubro de 92, e já passaram pelo mesmo cerca de 44 500 jovens e, neste momento, conta-se com cerca de 8000 sócios activos, distribuídos por, aproximadamente, 75 escolas do país (essencialmente do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico). Através de uma inscrição única no valor de 2 euros, o jovem dos 10 aos 16 anos, torna-se sócio. Os sócios tem direito a:
>Aquisição de um pacote de sócio (cartão de sócio, porta-chaves, esferográfica, autocolantes, todos com o nome do Clube).
>Oferta de três exemplares por ano da revista do Clube, a "Nico & Tina"
Mais informações (clique aqui).

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá!!!

Fiquei sinceramente feliz por teres reparado no trabalho desses petizes do sexto ano dessa tal Escola e por teres feito o TPC para saber o que é o Clube Gente Sem Cigarros. Gostei muito, mesmo muito do artigo!! Obrigada. Digo obrigada, porque eu, modestamente, tenho sido a "madrinha" do Clube Gente Sem Cigarros nas escolas por onde tenho passado e conheço o projecto. Essas melguinhas do sexto ano que andaram de turma em turma a divulgar o Clube e que montaram uma exposição também são meus "afilhados", como talvez possas calcular.
Mesmo conhecendo o projecto, fiquei a saber algumas coisas que não sabia.
Mais uma vez, obrigada pela divulgação!

Maria Sabichona

Anónimo disse...

OLÁ.SOU O PEDRO E ESTOU A AJUDAR AS PESSOAS COM O CANCRO E DOENÇAS PROVOCADAS PELOS CIGARROS. EU PRETENDO AJUDAR ATÉ ACABAREM DE FUMAR.

Anónimo disse...

OLÁ DE NOVO ESTOU A VER POUCOS COMENTÁRIOS E QUERO QUE SE EMPENHEM MAIS NO CLUBE PARA AJUDA DE OUTRAS PESSOAS . PARA ISSO TEMOS DE CRIAR O NOSSO BLOG MELHOR E O NOSSO CLUBE TAMBEM PARA ISSO PRECISAMOS DE NOS INSCREVER E AJUDAR.
ESPERO QUE PENSEM BEM.
ADEUS.