segunda-feira, novembro 26

Os testes intermédios 2007/2008 – 3ºCiclo

Conforme é do conhecimento de muitas Escolas, o ministério da educação tem vindo a disponibilizar testes intermédio, ao longo dos anos lectivos, na disciplina de Matemática, para efeitos de preparação dos alunos para os exames do 10º e 11º anos de escolaridade. Assim, este ano o GAVE propõe-se a disponibilizar esses testes para os anos dos 8º e 9ºanos de escolaridade e secundário, de acordo com a seguinte calendarização:
Os testes intermédios são instrumentos de avaliação que têm como principiais finalidades permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional, bem como ajudar os alunos a uma melhor consciencialização da progressão da sua aprendizagem.

A aplicação dos testes intermédios é facultativa. A decisão da sua aplicação é da exclusiva competência dos órgãos de decisão pedagógica e executiva do estabelecimento de ensino. A classificação do teste pode ter, ou não, implicações na avaliação interna. Esta decisão é da exclusiva responsabilidade dos órgãos pedagógicos ou executivos do estabelecimento, que podem delegar essa competência no professor da turma ou no departamento. Esta decisão deve ser cabalmente explicada aos alunos e aos encarregados de educação.
Estes devem ser corrigidos e classificados pelo professor da turma. Os critérios de correcção devem ser discutidos com os alunos, na aula de correcção do teste, para que estes fiquem familiarizados com critérios semelhantes aos que irão ser adoptados nos exames nacionais.
A inscrição no projecto dos testes intermédios efectuou-se através do preenchimento de uma ficha que deveria ser devolvida até 8 de Novembro de 2007 (prazo dilatado para 16-11-2008).

1 comentário:

Fuzz' disse...

Ola!

pois é isto do testes intermédios é tudo muito bonito, serve para preparar os alunos e tal, tudo com aquelas maravilhosas ambições das pessoas que estão por detrás de mais uma imbecil ideia.
Será que não chega já os exames finais?
Será que não chega aquelas professoras que fazem 3 testes por período?
Será que não basta aquelas que mandam trabalhos de casa todos os dias?
Que querem a seguir?
Provavelmente querem fazer com que fiquemos acordados até as 4 da manhã a fazer t.p.c.s e a estudar para testes e supostos exames intermédios!
Falar é muito fácil, mas a dificuldade vai aumentando ao longo do ano (Faz sentido...), mas quando no ano passado havia para o 11º tres ou mais tardes livres agora para mim aluno do 11º há duas, e poderia mesmo só ter uma senão tivesse "lutado" pela outra.
Menos tardes livres = menor tempo de estudo, revisões ou mesmo de diversão!
Será um tabu agora a diversão para os estudantes?
Pronto, não me afastando mais do tema concluo agora que:
A minha professora de F.Q. teve a excelente ideia de faltar nas ultimas 3 aulas, amanha tenho exame, não fizemos revisões, ela ainda deu uma experiência antes de começar a faltar que deveria ter dado antes do final do 1º período.

Enfim, cá está um desabafo de um aluno que não está minimamente satisfeito com o trabalho tanto do ministério como dos professores ou alunos aquando da reivindicação de melhores condições, mas isso ja é outra história...