quarta-feira, junho 4

Quotas ! O que é isso?

Os professores vão começar a sentir as consequências previstas no Estatuto da Carreira Docente, para a sua progressão na carreira. Segundo o despacho que estipula a atribuição das quotas da avaliação de desempenho, contrário à vontade dos sindicatos, este irá desencadear a diferenciação entre escolas e professores.

Apesar de reconhecer que a posição dos sindicatos é defender a classe, considero que tal inflexibilidade apenas serve para esconder a hipocrisia que existe no sistema. Mesmo com um sistema com quotas, onde exista diferenciação, esta far-se-á favoravelmente de modo desigual e suspeita-se que seja parcial. As amizades, os compadrios proliferam, e na grande maioria das situações serão estes que serão recompensados pelos coordenadores e órgãos de direcção.
Segundo consta as escolas vão poder atribuir um máximo de 10 por cento de classificações de «Excelente» e 25 por cento de «Muito Bom», mas só se tiverem nota máxima nos cinco domínios:1. Resultados1.1 Sucesso académico
1.2 Participação e desenvolvimento cívico
1.3 Comportamento e disciplina
1.4 Valorização e impacto das aprendizagens
2. Prestação do serviço educativo
2.1 Articulação e sequencialidade
2.2 Acompanhamento da prática lectiva em sala de aula
2.3 Diferenciação e apoios
2.4 Abrangência do currículo e valorização dos saberes e da aprendizagem
3. Organização e gestão escolar
3.1 Concepção, planeamento e desenvolvimento da actividade
3.2 Gestão dos recursos humanos
3.3 Gestão dos recursos materiais e financeiros
3.4 Participação dos pais e outros elementos da comunidade educativa
3.5 Equidade e justiça
4. Liderança
4.1 Visão e estratégia
4.2 Motivação e empenho
4.3 Abertura à inovação
4.4 Parcerias, protocolos e projectos
5. Capacidade de auto-regulação e melhoria da escola
5.1 Auto-avaliação
5.2 Sustentabilidade do progresso
As escolas que ainda não tenham sido sujeitas a avaliação externa, poderão aplicar um máximo de 5 por cento de «Excelente» e 20 por cento de «Muito Bom».
Assim, a pressão está do lado dos órgãos de gestão da escola, que nada tendo a temer e a esconder deverão solicitar com carácter de urgência a avaliação externa. Só assim, dignificam a instituição e os professores que estão sobre a sua alçada.As avaliações visam alertar as escolas, os seus dirigentes e funcionários (pessoal docente e não docente) para correcção de situações anómalas ou omissas e positivamente, para as realizações bem conseguidas.
Pode existir várias injustiças no sistema, mas a avaliação do desempenho é sim, uma necessidade urgente e importante. Vamos ver como esta será implementada nas Escolas.

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