quarta-feira, agosto 29

Atenção redobrada nas praias por causa das alforrecas

As medusas, conhecidas também como alforrecas ou mães d'água são animais marinhos com um corpo em forma de disco ou campânula. Possuem tentáculos à superfície que, após contacto, têm a capacidade de lhe injetar uma espécie de espinho, que liberta uma substância tóxica no local da picada. O contacto do tentáculo com o nadador inicia uma reação em cadeia.
As medusas das águas de Portugal são pouco perigosas, podendo aparecer na costa outras espécies mais perigosas.
Como as medusas podem apresentar tentáculos muito longos (40 metros no caso da Caravela Portuguesa ou physalia physalis) são de difícil deteção.
Se vir um tentáculo na costa de uma medusa, não lhe toque, pois esses tentáculos podem ainda estar activos. Como podem representar perigo para os banhistas e melhor informar o Salvador Nadador.

Como atuar se for picado por uma alforreca

1. Não entrar em pânico.
2. Se existirem tentáculos presos à pele é necessário retirá-los, usando para o efeito um pau de gelado ou uma espátula. Atenção, para não ser picado novamente.
3. Lavar muito bem a zona afetada com água salgada. Aplicar gelo e, se necessário, uma pomada anti-inflamatória.
4. Nas picadas das alforrecas (ou medusas) a reação e o ardor diminuem quando se aplica no sítio da picada uma substância com pH baixo (um ácido). Pode-se colocar urina, vinagre ou até tomate.

Sem comentários: