sábado, setembro 8

Novas medidas de austeridade em 2013


Austeridade ufa!O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho resolveu o impasse do acórdão do Tribunal Constitucional a respeito da falta de equidade sobre a retirada de dois vencimentos aos funcionários públicos. Assim, o governo através do primeiro-ministro vêm dizer ao povo que vai haver uma redução da taxa social única (TSU) para 18% diminuindo deste modo as contribuições das empresas, o acréscimo da taxa de descontos para a Segurança Social para 18%, mais 7 pontos percentuais, para os trabalhadores do privado, mantém na prática 12 salários na função pública e os pensionistas e reformados continuam a perder os subsídios de férias e de Natal.
Ainda, houve uma menção do Pedro Passos a respeito dos rendimentos de capital e de riqueza, mas sem especificou o vai ser alterado.
Com base nestas noticias, o PS de Seguro já avisou que vai chumbar o próximo orçamento de estado tanto mais que este PS pede deste sempre a renegociação da divida e o alargamento temporal da mesma.

É sempre bom relembrar que há quem tenha muitos bens móveis e imóveis, sem apresentar declaração de IRS, vivendo melhor que a grande maioria. O povo quer é mais moralidade nas decisões e saber o que vai acontecer a estes indivíduos. Os empresários liberais não vão ser chamados a participar neste esforço coletivo. Será justo?
Os descontos na TSU visam permitir baixar a taxa de desemprego das empresas, resta saber se estas irão aproveitar esta folga orçamentar para esse efeito. Não havendo tanto rendimento líquido disponível na população ativa, com certeza que a procura interna vai diminuir. Estas medidas poderão ter o efeito contrário ao esperado.
Pessoalmente, importa pensar que quem recebe 1000 euros brutos vai passar a descontar mais 70 euros por mês, ficando com menos esse valor mensalmente, crescendo as suas dificuldades para garantir as suas despesas mensais, e que no fim do ano o estado embolsou 70*14=980 euros (corresponde a um vencimento).
Teremos que contar com mais manifestações e “mais” medidas, se estas não produzirem os efeitos necessários.

Sem comentários: