sexta-feira, setembro 7

O que é um audiograma? Como ler um audiograma.


O médico do meu filho de 3 anos propôs-nos a realização de um audiograma e um timpanograma para despistar problemas associados às dificuldades que este apresenta na fala. Enquanto estes exames não são realizados vamos consultar uma terapeuta da fala, para o ajudar a ultrapassar algumas dificuldades.
Por curiosidade andei a investigar sobre estes assuntos pelo que vou colocar aqui parte do que encontrei a respeito.
Um audiograma é um gráfico que mostra os sons mais suaves, que uma pessoa pode ouvir em tons diferentes ou freqüências. Um "O" é frequentemente usado para representar as respostas para a orelha direita e um "X" é utilizada para representar as respostas para a orelha esquerda. 

Um audiograma é ​​como uma imagem da audição do seu filho. O audiograma mostra o nível de som mais silencioso que a criança pode ouvir em cada frequência (pitch) em cada orelha.

Análise de um audiograma com as diferentes categorias de severidade da perda auditiva: 


  • Do outro lado da parte superior do gráfico, há um número 250-8000. Esses números (medida em Hz) representam as frequências (tons) do som apresentados durante o exame ao seu filho. Eles podem ser considerados como teclas de um piano que vão desde as notas graves (250 Hz) para as notas agudas (8000 Hz).
  • No lado esquerdo do gráfico, há um número de -10 a 110. Estes números (medido em dB) representa a intensidade (volume) do som apresentado.
 O seu fonoaudiólogo estará interessado em saber o quão alto o som tem que ser antes do seu filho responder, ie, o audiologista vai medir o som mais suave a criança pode ouvir. 
 
O que os símbolos no gráfico significam:

Os símbolos representam o mais silencioso nível de seu filho respondeu em cada frequência (pitch) durante o teste de audição.


  • Os “X”s são as respostas para a orelha esquerda.
  • Os “O”s são as respostas para a orelha direita.
  • Os “S”s são as respostas através dos alto-falantes (isto fornece informações sobre quão bem o seu filho ouve quando escuta com os dois ouvidos, ou sobre a orelha melhor audição, se os ouvidos não ouvem o mesmo.
Definição de audição normal:
O intervalo para a audição normal é definido como limiares auditivos de -10 a 15 dB em todas as frequências (0 a 20 dB ao testar os bebês através dos alto-falantes).


Categorias de perda auditiva por gravidade:
  • Ligeira perda auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 20 a 25 dB.
  • Leve perda auditiva é definida como limiares auditivos no dB entre 26 a 40.
  • Moderada perda auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 40-55 dB.
  • Moderadamente severa perda auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 56-70 dB.
  • Severa perda auditiva é definida como limiares auditivos na faixa de 71-90 dB.
  • Profunda perda auditiva é definida como limiares auditivos acima de 90 dB.
A maioria das crianças tem perda de audição em mais de uma categoria.
Ligeira perda de audição > Sensibilidade auditiva normal é definida como a audição em 15 dB ou melhor. Uma ligeira perda de audição é definido como ouvir sons que começam em torno de 20-25 dB. 


Este diagrama mostra a gama de audição normal e perda auditiva leve. Quanto mais longe no sentido da parte inferior do gráfico, o mais grave perda de audição. A poucos sons da fala também são plotados, indicando a freqüência aproximada (pitch) e intensidade (volume) de cada som. Estes sons da fala são representativos do discurso na intensidade média na proximidade e em um ambiente silencioso. sons da fala diferem em termos de frequência (pitch) e intensidade (volume). Vogal soa como 'a', 'e', 'i', 'o' e 'u', tendem a ser mais baixas em freqüência (pitch) e mais alto de intensidade. Consoantes como 's', 'p', 't', 'sh', 'k' e 'f' tendem a ser maiores em freqüência (pitch) e mais suave em intensidade. 
Quanta perda de audição do seu filho vai determinar como ele ou ela será capaz de ouvir o discurso de conversação normal.
Seu filho pode ter problemas como estes:
  • Seu filho pode ter dificuldade na escola, quando a sala de aula é barulhenta ou se ele ou ela não está sentado perto do professor.
  • Seu filho pode ficar cansado na escola a partir do aumento do esforço que é preciso para ouvir.
  • Seu filho pode responder inadequadamente se ele ou ela perdeu partes de uma conversa.

Algumas coisas que você pode fazer para ajudar o seu filho na sala de aula:

  • Você pode ter certeza de professor do seu filho sabe sobre a perda de seu filho audição.
  • Seu filho deve sentar-se perto de onde o professor, e onde tenha um bom contato visual.
  • Se o seu filho tem um ouvido que ouve melhor, que deve ser ouvido no lado mais próximo do professor.
  • Seu filho pode beneficiar de um campo de som ou sistema FM pessoal. Nestes sistemas, o professor usa um microfone que transmite tanto a um fone de ouvido usado por seu filho, ou a alto-falantes na sala de aula. Em ambos os casos, a voz do professor é amplificada de modo que seja mais facilmente ouvir acima do ruído de fundo da sala de aula.

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