sábado, julho 7

A Língua Estrangeira de opção no 5ºAno

Os Encarregados de Educação vêem-se confrontados com a matrícula do 5ºAno com primeira escolha no currículo dos seus filhos. Actualmente, os pais podem escolher entre o Francês, o Inglês e o Alemão como opção de língua estrangeira. Antigamente, realmente efectuavam uma escolha, mas hoje está culturalmente enraizado que a melhor escolha está na Língua Inglesa. São poucos os que optam por outra língua. Muitos pais estão convencidos que as Escolas apenas oferecem a disciplina de Inglês apesar de existir no impresso de matrícula as outras duas línguas.

Qualquer aluno que tenha actualmente uma outra escolha que não o Inglês e que se veja na eminência de ser transferido de escola poderá encontrar dificuldades na escola receptora. As dificuldades prendem-se com o nível das línguas que estuda e o nível dessas línguas na nova escola que poderão ser diferentes.

Exemplifico: um aluno do 8ºano que tenha escolhido francês no 5ºano como primeira língua estrangeira e posteriormente no 7ºano escolhido inglês estuda francês do nível 4 e inglês nível 2. Se os pais deste aluno morar de distrito, o seu filho pode ser transferido para uma escola onde no 8ºano o francês ministrado é de nível 2 e o inglês é de nível 4.
Este é um problema que pode ocorrer e mesmo que a Escola receptora consiga fazer um enquadramento da situação, a meu ver quem sai prejudicado é sempre o aluno.

O Ministério deveria alterar as opções actuais e apostar em privilegiar o estudo do inglês para todos os alunos do 5ºAno como língua de iniciação. Apenas no 7º ano de escolaridade, os enc. de educação efectuariam a escolha de uma língua entre 3 possíveis: francês, alemão e espanhol.
Percebo que isto implicaria fazer um novo enquadramento para os professores do quadro do 2º ciclo de francês. Porém, seria bastante razoável já que muitos desde professores estão a leccionar a disciplina de língua portuguesa.

Só deste modo é que as Escolas poderão equacionar oferecer novas opções linguísticas no futuro e conciliar com as alterações globais emergentes.

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