quinta-feira, novembro 8

Irei engordar mais de 3 quilos?


Está para breve a alteração dos hábitos de muitos portugueses. A falta de bom-senso e de respeito, que existiu durante anos, vai chegar ao fim através de uma lei da República, a n.º 37/2007, de 14 de Agosto.

Será proibido fumar em muitos espaços públicos. Espero que os organismos e os estabelecimentos contemplados com estas normas estejam, desde já, a trabalhar para proceder às alterações necessárias, evitar-se-ão problemas futuros.
A instrução dos processos de conta-ordenação compete à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica ou à Direcção-Geral do Consumidor, e a quem devem ser enviados os autos levantados por outras entidades.
Estão previstas campanhas de informação e educação para a saúde. A temática da prevenção e do controlo do tabagismo deve ser abordada no âmbito da educação para a cidadania, a nível dos ensinos básico e secundário e dos curricula da formação profissional, bem como da formação pré e pós-graduada dos professores destes níveis de ensino (ponto 3 do artigo 20.º).
Espero que os Encarregados de Educação dos alunos não tenham que assistir ao eventual espectáculo, triste, dos professores e funcionários fumadores, junto dos portões das Escolas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!

Já acontece existirem professores e funcionários a fumar fora do recinto escolar, ali mesmo à saída do portão, no banco de jardim mais próximo, por exemplo. Poderá ser, de facto, um espectáculo triste, como referes, mas ao menos já não estão dentro da escola a impregnar o ar que todos respiramos. Proibir o fumo dentro das Escolas é, parece-me, mesmo uma medida muito arrojada, corajosa mesmo, dos órgãos de gestão.
E se o melhor que se pode dar aos mais pequenos são bons exemplos (não conselhos) e boas recordações... veja-se pois o que vem acontecendo nas nossas escolas ao longo de todos estes anos. Algumas arranjaram uma sala para os fumadores (como as salas, grandes ou pequenas, até abundam nas nossas escolas, é claro que é de aplaudir); outras fizeram divisórias, empregando dinheiro da escola (claro! não foi decerto dos bolsos dos colegas fumadores), para proteger um pouco os que não fumam ou para minimizar os prejuizos. Enfim, todos esses esforços revelam, na minha opinião, um respeito imenso pelas pessoas que fumam, respeito esse que não é retribuído. Pelo contrário, muitas vezes até parece que os fumadores é que andam a prejudicar meio mundo e muitas vezes até têm de se calar.
Este longo comentário, Chico Esperto (acho graça à tua auto-alcunha!) serve apenas para dar voz (uma voz meio enrouquecida pelo fumo que hoje apanhei na nossa escola, pois não sendo fumadora, que nunca fui, fumo na mesma, claro!)... mas como dizia, este comentário é um desabafo muito sentido. É o desabafo de alguém que chega de manhã à escola, cheirosa e perfumada, para, após aqueles breves minutos que se demora a dar os bons dias e a apanhar o Livro de Ponto, sair de lá já com a roupa e os cabelos empestados de fumo!! Isto não é exagero, pois quantos alunos já me perguntaram: "Eh, professora, esteve a fumar?"...
Bem, espero mesmo que esta lei seja para cumprir nas escolas (e noutros sítios também). Já chega de desrespeito.
Bem hajas pelo artigo!
Já agora, reparaste na campanha de uma turma do sexto ano para divulgar o Clube Gente Sem Cigarros da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito do Dia do Não Fumador (17 de Novembro)?
Um bom resto de semana e um bom fim-de-semana!

Maria Sabichona