quinta-feira, junho 19

Facto estranho: "Melhoria nos resultados de Matemática do 6ºANO"

São muitos os professores que estranham a disparidade das diferenças registadas entre os resultados das provas de aferição no 6ºano, deste ano e do ano transacto. Qualquer professor, de matemática, sabe que poucas alterações ocorreram no modo de leccionar a disciplina nas escolas, apesar da existência do Plano de Acção da Matemática, pelo que suspeitam da fiabilidade dos resultados obtidos. Segundo, alguns que foram designados professores classificadores haveriam indicações para uma “sobrevalorização” das respostas dos alunos. Assim, é do seu entender que estes resultados tão favoráveis atendem às necessidades estatísticas do ministério ou ao facilitismo patente nas questões apresentadas nas provas de aferição.
O Conselho das Escolas, que integra 60 presidentes de C. Executivos, é um órgão consultivo do Ministério da Educação. Segundo o jornal público, o seu presidente, atribui estes resultados ao manifesto esforço desenvolvido dentro das escolas e entre escolas e a uma maior afectação de recursos humanos e materiais. Se é verdade que em algumas escolas existe uma aula de 90 minutos com dois professores, noutras tal medida não é prática instalada. É natural que o presidente deste órgão analise estes resultados apenas na perspectiva positiva. Dando-lhe razão, estamos a disser que em 2011/12, estes alunos realizarão os exames do 9ºano onde obterão resultados positivos na ordem dos 80-90%. Aguardemos para ver quêm tem razão.
Relativamente, ao mesmo assunto a ministra da Educação, MLR, congratula-se pela "melhoria muito significativa" nos resultados nas provas de aferição de Língua Portuguesa e Matemática do 4º e 6º ano, rejeitando qualquer crítica de facilitismo nos exames. Já a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) sublinhou que os enunciados contêm um "número exagerado de questões demasiado elementares", afirmando por isso que os resultados dos alunos poderiam ser bastante piores se os enunciados fossem "mais exigentes".
Comentários retirados da net:
- “Os senhores que elaboram os exames deviam dar aulas um ano.”
- “Estes últimos anos tem sido sempre a mesma coisa. Alunos que são péssimos o ano inteiro e fantásticos nos exames nacionais. Não é a fingir, que o problema se vai resolver”
- “Não há vergonha, um ministério que activamente manipula as estatísticas para fundamentar e justificar as suas decisões que em nada são relativas a educação, antes sim de satisfação do leigo povo.”

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