segunda-feira, junho 16

Sócrates renova “a tecnologia” das escolas

O parque tecnológico dos agrupamentos de escolas vai melhorar, pois foram abertos concursos públicos para aquisição de materiais tecnológicos e de serviços associados. É pena que, não se realize, em Portugal, uma avaliação séria da operacionalidade dos equipamentos disponíveis aos alunos e professores. Infelizmente, as máquinas não trabalham sozinhas senão o ensino poderia estar melhor! O manuseamento de máquinas requer sempre formação do pessoal, que tarda. Depois da entrega dos equipamentos, da oferta da dita formação ninguém aparece para avaliar o seu uso nas escolas. Mas o Povo, pode fazer esse julgamento junto dos seus filhos questionando-os sobre a sua aplicabilidade no seu quotidiano escolar. Consequente, o Ministério da Educação deveria ponderar efectivamente criar um corpo de trabalho para desenvolver aplicações temáticas para disponibilizar aos professores e alunos, caso contrário com o tempo os equipamentos ficam obsoletos e a sua rentabilidade nunca foi será retirada.Todos sabem que existem pelo menos um quadro interactivo nas escolas, o que desconhecem é que possivelmente são usados por menos de 5% dos professores. Muitas escolas já aderiram ao cartão magnético, fizeram opções orçamentais e agora vem ministério dar de graça um sistema deste tipo às escolas que ainda não se adaptaram. E as outras escolas, terão suplemento de verba? Claro que não! Que injustiça!
A videovigilância em todo o espaço escolar é sempre bem-vinda. A segurança passiva é de enaltecer. Vamos esperar que as promessas de Sócrates se concretizem: “instalação da ligação à Internet em todos os espaços da escola, interiores e exteriores, com uma velocidade de 48 megabytes por segundo; um computador por cada cinco alunos, um videoprojector em todas as salas de aula e um quadro interactivo por cada três salas de aula.
Na realidade, o que eu gostaria é que algumas escolas fossem “abaixo” e surgissem “novas estruturas” no seu local, pois as desigualdades começam nas instalações.

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